As Olimpíadas de Tóquio 2020 ainda não chegaram ao fim, mas as atletas brasileiras já marcaram o seu nome na história. Isso porque, mesmo ainda faltando quatro dias para o fim da competição e dezenas de provas, as mulheres já quebraram o recorde histórico de medalhas em uma mesma edição.
Abaixo, você confere um pouco sobre cada uma das atletas responsáveis pelos oito pódios da delegação brasileira até o momento. Será que vem mais por aí?
Rayssa “Fadinha “ Leal – 1 medalha (Prata)
Rayssa foi a primeira brasileira a conquistar medalha nessas Olimpíadas. Depois de brilhar na prova de skate street com suas danças e manobras, a jovem, de apenas 13 anos, se tornou a 7ª medalhista mais jovem em toda a história dos Jogos de Olímpicos.
Mayra Aguiar – 1 medalha (Bronze)
A judoca Mayra Aguiar escreveu, definitivamente, seu nome na história do Judô brasileiro. Ela é, sem dúvida, o maior nome entre as mulheres na modalidade – e para trazer a terceira medalha consecutiva, precisou superar cirurgias e lesões que quase a impediram de competir.
Com a medalha conquistada em Tóquio, Mayra se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas em esportes individuais.
Rebeca Andrade – 2 medalhas (Ouro e Prata)
Não podemos falar de superação sem mencionar Rebeca Andrade. A ginasta fez bonito em duas provas (Individual e salto) e trouxe as primeiras medalhas na ginástica para as brasileiras. Essa conquista veio para coroar todo o trabalho que a equipe de ginástica vem fazendo ao longo dos anos – projeto que começou com a super premiada e campeã mundial Daiane dos Santos.
Martine Grael e Kahena Kunze- 1 medalha (Ouro)
As famílias Grael e Kunze já são bem conhecidas no mundo da vela – juntas, são responsáveis por mais de 10 medalhas Olímpicas. Martine e Kahena eram as atuais campeãs e favoritíssimas ao Ouro, mas as primeiras regatas (com resultados abaixo do esperado), colocaram a medalha em risco. Mas isso não foi o suficiente para parar as campeãs! Martine e Kahena deram a volta por cima e venceram circuitos importantes, garantindo o ouro na categoria 9er FX, um dos barcos mais difíceis de velejar na competição.
Laura Pigossi e Luisa Stefani – 1 medalha (Bronze)
Mais uma medalha Olimpica historica! Laura e Luisa surpreenderam à todos e levaram para casa o bronze na disputa em duplas do tênis feminino. A medalha é a primeira do Brasil na modalidade (tanto no feminino quanto no masculino). Sem dúvida, as tenistas entraram para a história!
Ana Marcela – 1 medalha (Ouro)
Não podíamos encerrar esse artigo sem citar Ana Marcela (que ganhou o Ouro há apenas algumas horas). A atleta, que disputa a maratona aquática, conquistou uma medalha inédita ao bater o tempo de 1:59:30.08 nos 10km de prova.
E ai, será que as nossas atletas conquistarão mais medalhas até o final do evento? O vôlei e o boxe estão aí e as chances de medalhas são muito grandes! Esses e outros esportes te esperam na Betano – pronto para fazer a sua aposta?