A Premier League chega com a 16ª rodada e destacando que o clássico que promete muito será entre Manchester City x Manchester United. Com as duas equipes em crise, elas se enfrentam em um contexto bem diferente do que o normal que iremos explicar nesse conteúdo dedicado ao futebol inglês.
Manchester City x Manchester United se enfrentam neste próximo domingo (15), às 13h30, no Etihad Stadium, com as equipes precisando demais da vitória. O City venceu apenas um jogo dos últimos 10 jogados na temporada e está sob forte pressão jamais vista com Pep Guardiola no comando. Aliás, nunca na carreira de Guardiola, ele passou por uma situação dessa com jejum de vitórias e o time jogando mal.
O mesmo vale para o Manchester United, que está muito mal na competição e ainda iniciou a semana demitindo seu Diretor Esportivo, Dan Ashworth, por incompatibilidade de ideias com a nova gestora do futebol do clube, a poderosa INEOS, de Sir Jim Ratcliffe.
+ Fique por dentro dos últimos conteúdos do Blog Betano
Prévia de Manchester City x Manchester United
O clássico do próximo domingo tem um tempero especial. As duas equipes em crise precisam vencer para dar uma resposta. O City com vários problemas físicos e com a queda técnica do time, tem feito Guardiola perde o sono. Já o United tem sofrido nesse começo de trabalho com Rúben Amorim, que perdeu os dois últimos jogos da competição e precisa de uma reação o quanto antes.
Manchester City
O Manchester City vive a sua pior fase desde que Pep Guardiola assumiu o comando do time em 2016. Os atuais tetracampeões ingleses vivem um momento muito ruim, com falta de resultados positivos e um rendimento abaixo do esperado. Claro que por conta das lesões, isso tem sido bastante falado na impresa, já que Guardiola perdeu o meia Rodri, atual Bola de Ouro, pelo restante da temporada, devido a uma grave lesão no joelho.
A lesão do espanhol custou demais ao City que perdeu sustentação defensiva e dinamismo no ataque. Além disso, as péssimas fases de De Bruyne, Phil Foden, Bernardo Silva e do sistema defensivo do time, também tem tirado o sono de Guardiola.
A equipe vêm de um empate indigesto contra o Crystal Palace, por 2 a 2, e venceu apenas um jogo dos últimos 10 na temporada. Isso jamais aconteceu na carreira toda do Guardiola e também com o City desde a compra pelo xeique Mansour.
Vencer em casa o rival é a palavra de ordem para abafar a crise e não sair do G4 do campeonato. O City tem 27 pontos, em 15 jogos disputados. Além disso, vale lembrar que a crise aumentou com o City perdendo para a Juventus, na Liga dos Campeões, no meio de semana. A derrota por 2 a 0, coloca o time sob forte pressão nas rodadas finais em janeiro, precisando somar pontos contra PSG e Club Brugge para evitar uma possível eliminação.
Manchester United
Ocupando apenas a 13ª colocação na Premier League e vindo de duas derrotas seguidas, o Manchester United precisa encarar o seu maior rival local para abafar essa crise e dar mais tranquilidade para o treinador Rúben Amorim na reta final de ano. Claro que o treinador português está há quase 1 mês no cargo e tem encarado dificuldades por não conseguir implementar o seu jeito de jogar em um elenco que não foi montado para ele.
No entanto, com base em ajustes e muita conversa, o treinador admitiu que o momento é que o time vai mesmo sofrer por conta desses ajustes. Não é à toa que especulam vários jogadores deixando o United para abrir espaço para os futuros jogadores que Rúben Amorim gostaria de contar no clube nas próximas janelas de transferências.
Portanto, a incômoda 13ª colocação deixa o clube sob fortes cobranças, ainda mais com a demissão do Diretor Esportivo Dan Ashworth. Foram 5 meses no comando e por falta de entendimento e isolamento político dentro do clube, ele acabou saindo em tempo recorde.
Com toda as turbulências, o United precisa ir para esse jogo juntando os cacos e explorar as fragilidades do Manchester City, que embora sofra muito com lesões, mostra-se um elenco mostrando sinais de declínio técnico.
Provável Manchester City para o clássico:
Com Rodri fora da temporada, o City ainda tem desfalques importantes para esse jogo. Na zaga, Stones, Akanji e Aké estão fora, sem falar do jovem Oscar Bobb, que se recupera de lesão sofrida na pré-temporada. Quem está de volta é Kovacic, lesionado na última Data Fifa com a Croácia, o meia deve voltar ao time para reforçar o meio de campo.
Escalação provável do Manchester City: Ederson; Walker, Rúben Dias, Simpson-Pusey e Gvardiol; De Bruyne e Kovacic; Bernardo Silva, Foden e Matheus Nunes; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
Provável Manchester United para o clássico:
No United, Luke Shaw e Johnny Evans são as baixas no time já por algum tempo. Por isso, Rúben Amorim, não deve ter problemas no elenco para escalar o time no 3-4-3.
Escalação provável do Manchester United: Onana; Mazraoui, De Ligt e Martínez; Diallo, Ugarte, Mainoo e Dalot; Bruno Fernandes e Garnacho; Hojlund. Técnico: Rúben Amorim.
Odds da Partida
Manchester City x Manchester United estão com odds interessantes na Betano. Acesse a nossa plataforma e acompanhe as odds e faça as suas apostas com responsabilidade e consulte os termos de condições sempre para melhor orientação.
Manchester City: 1.60
Manchester United: 4.90
Empate: 4.55
18+ Jogue com Responsabilidade. Consulte T&C.